Como fazer vídeos incríveis

Saiba como fazer vídeos incríveis

O mercado de vídeos atualmente ganhou maior popularidade e diversas pessoas podem passaram a produzir conteúdo. São os 'videomakers', 'vloggers', 'youtubers', dentre outros novos profissionais que surgiram após a 'revolução da 'era da digitalização'.

Muitas pessoas inclusive, apenas com uma ideia e uma câmera na mão saíram do anonimato e tornaram-se pessoas famosas e populares, principalmente em mídias sociais (e redes sociais) como YouTube, Twitter, Facebook, Vine, Instagram, dentre outras.

É possível observar também que artistas, comediantes ou outras pessoas que também têm algum talento, ou mesmo professores, passaram a produzir conteúdo para disponibilizar na Internet e, com isso, atingiram uma grande gama de público.

Porém, é sempre bom lembrar, existem muito conteúdo ruim na Internet, principalmente no YouTube, mas... Tudo é relativo...

Porque o conteúdo ruim é relativo?

Na verdade, tudo depende da demanda e da procura, é como uma 'teoria de mercado', muitas vezes, procurando conteúdo na Internet (no YouTube), é possível encontrar conteúdo que foi mal produzido, mal gravado, a voz da pessoa 'incomoda' e não tem nenhuma técnica de comunicação, mas... o conteúdo tem muito acesso por ser 'único' ou poucos concorrentes... Ou seja, é importante observar que não se mede qualidade apenas por 'acesso e resultados de público'. Embora o resultado seja essencial, para construir uma base sólida, profissional, é necessário tomar alguns cuidados básicos:

Algumas dicas simples podem fazer a diferença na hora de produzir um vídeo para Internet:

1. Conteúdo

O conteúdo de qualidade é fundamental, porém, muitas vezes o conteúdo (roteiro, pauta, texto) vai se transformando com o tempo. O segredo é criar um 'norte' e permitir que o conteúdo vá se adequando ao longo do tempo.

2. Iniciativa

Não dá para ficar apenas pensando em produzir. Par mais dificuldades que se tenha, só existe um meio de ter bons resultados, ou mesmo aprender com os erros. Trata-se da iniciativa, começar a produzir, da melhor forma possível, ainda que não seja a forma ideal. Se você puder criar um planejamento para começar a produzir da melhor forma possível, para não "se queimar", pode ser importante, porém, cuidado para não deixar o projeto apenas no papel... Boas ideias e uma câmera na mão podem trazer mais resultados que estrutura e dinheiro.

3. Boa comunicação

É importante observar que cada um tem um jeito de falar e de se comunicar, porém, como a 'comunicação' é a principal forma para fazer com que a 'mensagem' chegue até seu público, é indispensável pesquisar e estudar mais sobre as formas de expressão. Principalmente quando estamos falando de 'vlog' ou vídeos para Internet no estilo de 'vlog'. É importante estudar expressão corporal e facial, técnicas para expressão em vídeo, cuidar da dicção, inclusive com exercícios de teatro ou de fonoaudiólogo.

4. Escolher a câmera ideal

Dentre suas possibilidades, escolha a melhor câmera possível, faça testes, principalmente com relação à captação de som, caso sua câmera não possua entrada para microfone.

5. Ambientação, iluminação e cenário

Além da escolha da câmera e forma de captação de áudio, é indispensável fazer testes com ambientes e a iluminação adequada. Muitos equipamentos podem ser adaptáveis. Um filtro de linha e várias 'lâmpadas' (com bocal de tomada) podem resolver um problema, quando você não tem dinheiro para comprar equipamentos de iluminação. O segredo é improvisar da forma mais profissional possível. Além disso, o cenário, utilizar objetos (desde que tenham relação com o vídeo) podem fazer a diferença.

Agora é hora de colocar a 'mão na massa' e fazer vídeos incríveis! Até a próxima! 
Como fazer vídeos incríveis Como fazer vídeos incríveis Reviewed by Nelson Gazolla on 22:50 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.