Como registrar sua música

Como registrar sua música

Muitas bandas de cantores 'iniciantes', ou mesmo músicos que já estão 'na estrada' há algum tempo têm dificuldades em registrar suas obras. Por isso, daremos algumas dicas sobre como registrar sua música!

Em primeiro lugar, é muito comum artistas e músicos procurarem o cartório de registros para registrar uma obra artística. É bom lembrar que, embora não seja a forma mais comum, de fato 'qualquer documento' pode ser registrado em cartório, porém, com finalidades distintas das específicas.

Um registro no cartório dará 'publicidade' que aquele documento existe e está registrado desde determinada data (data do registro), pode servir de prova, por exemplo, em uma eventual disputa judicial por direito autoral. Se uma obra está registrada em cartório desde determinada data, uma outra pessoa não poderia registrar a mesma obra em data posterior, pois garantiria eventual disputa judicial.

Porém, podemos avaliar apenas as formas convencionais de registros de obras musicais, e trataremos agora.

Saiba como registrar sua música:


1. A principal instituição para registro de obras artísticas, inclusive musicais, vinculada ao Ministério da Cultura é a Fundação Biblioteca Nacional. A instituição é responsável pelo registro e manutenção dos direitos do autor. No site da Biblioteca Nacional é possível verificar os procedimentos completos para registro, confira: https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais

 2. Outra possibilidade de registro, conforme o caso, é o registro da obra junto à Escola de Música da UFRJ. A instituição também tem um setor específico para registro de obras musicais. Acesse o link: http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=97&Itemid=129

Importante também fazer contato direto com as instituições para tirar dúvidas antes do registro e pronto! Você já poderá registrar sua música!
Como registrar sua música Como registrar sua música Reviewed by Nelson Gazolla on 01:13 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.